ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 124-1


Poster (Painel)
124-1ESTUDO DA DINÂMICA DO FILO BACTEROIDETES NA BIODEGRADAÇÃO DE BLENDA POLIMÉRICA PCL/A/PIS EM SOLOS TROPICAIS IDENTIFICA PRESENÇA DA FAMÍLIA CHITINOPHAGACEAE
Autores:de Souza, L.F. (ESALQ/ USP - Universidade de São Paulo) ; Mariani, P.D.S.C. (ESALQ/ USP - Universidade de São Paulo) ; Monteiro-Vitorello C.B. (ESALQ/ USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

A atividade produtiva humana gera resíduos que muitas vezes são prejudiciais ao ambiente natural. Polímeros sintéticos estão entre os principais materiais considerados de difícil degradação por processos naturais, permanecendo inertes por séculos. Estudos que exploram o potencial biodegradável desses materiais no solo e o papel da microbiota natural no processo são de grande importância, tanto para a substituição de embalagens descartáveis quanto para a agricultura. Neste estudo, buscou-se compreender a dinâmica de microrganismos do filo Bacteroidetes no processo de biodegradação de blenda polimérica poli (ε-caprolactona)/ amido de milho/ proteína isolada de soja (PCL/A/PIS) em dois tipos de solos tropicais com características físico química contrastantes. Para isto, utilizou-se de primers baseados em sequências do gene que codifica a subunidade menor do RNA ribossomal (rDNA16S), e a técnica de DDGE, em momentos distintos de degradação (7d, 15d, 30d, 60d, 90d, 120d e 180d) em solos tropicais argiloso e arenoso. As amostras foram dispostas em vidros contendo 300g de solo com capacidade de campo do solo ajustada em 60% e 1,2 mg de C/g adicionados na forma de plástico, mantidos à temperatura de 28ºC. O DNA total das amostras em cada tempo foi extraído e armazenado. Com base na sequência de DNA genômico disponível de três espécies pertencentes à família Chitinophagaceae, foram desenhados primers para uma região conservada do gene que codifica a enzima lipase. Os resultados do DGGE indicaram a presença de Bacteroidetes desde o sétimo dia do processo de biodegradação, seguindo até 180 dias. Por Microscopia Eletrônica de Varredura, não foi possível observar o estabelecimento da comunidade bacteriana sobre os polímeros até os 20 primeiros dias de degradação. A riqueza de grupos de Bacteroidetes foi variável nos tempos avaliados. A amplificação e o sequenciamento de um produto de PCR específico a partir dos primers desenhados para o gene da lipase indicaram pela primeira vez a presença de microrganismos pertencentes à família Chitinophagaceae em um experimento de biodegradação de PCL e PCL/A/PIS em solos tropicais. Esta família apresenta potencial biotecnológico na degradação do amido devido à sua reconhecida atividade β-glicosídica em agregados no solo, e de destaque na realização desta função em comunidades bacterianas.


Palavras-chave:  Biodegradação, Bacteroidetes, Chitinophagaceae, PCL, Microbiologia do solo